quinta-feira, 23 de agosto de 2012

FONDUE DE CHURROS


Os leitores do Divercidade sabem que uma das principais atrações gastronômicas de Campos do Jordão tem sido o Fondue de Churros (já falei sobre isso lá), servido pelo restaurante Barito. É tanto sucesso que a fila somente é encarada por quem tem muuuita disposição. Todos querem experimentar essa iguaria.

Assim, em razão do sucesso que tem feito, e da sua originalidade, me aventurei a desvendar esse prato para trazer a receita para os meus leitores. Não se questione o fato de ser parecido mas não ser igual. Nem mesmo seguindo a mesma receita, mas sendo feita por pessoas diferentes o sabor é igual, imagine nesse caso. Mesmo assim, tentei chegar o mais próximo possível e garanto que ficou delicioso. Vale muuuuito a pen!!

Então, como forma de agradecimento aos leitores da minha coluna no Divercidade (para acessá-la clique aqui), e aos leitores do blog que a cada dia tem aumentado ainda mais, apresento para vocês uma das maiores perdições gastronômicas. Resistam se puder!!!! Eu confesso que nem tentei!!!rs


FONDUE DE CHURROS
Ingredientes:

Massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
2 xícaras (chá) de água
1 colher (café) de sal

Fondue:
400 g de chocolate ao leite
200 g de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite
2 colheres (sopa) de conhaque


Modo de fazer:

Massa:
Coloque a água e a manteiga numa panela e leve ao fogo.
Quando a água começar a esquentar adicione o açúcar e espere ferver.

Acrescente a farinha aos poucos, mexendo bem para que não empelote.
Cozinhe bem a massa por cerca de 5 minutos, sempre mexendo para não grudar. A massa tem que estar uniforme e totalmente desgrudada na panela.



Quando estiver morna, coloque a massa num saco de confeiteiro e vá fazendo os churros no tamanho e formato desejado. Utilize o bico que quiser ou tiver.



 



Frite em óleo quente, colocando poucos churros por vez pra não correr o risco de grudarem.



Fondue:
Coloque no aparelho de fondue aceso (ou numa panelinha que depois deverá ser levada ao fogão), o chocolate ao leite e o meio amargo picados, o creme de leite e o conhaque. Misture tudo e continue mexendo enquanto o chocolate derrete, os ingredientes se incorporem virando um creme, e fique bem quente. Tome muito cuidado para que não comece a grudar no fundo.

Se for feito no aparelho de fondue abaixe a chama ou desligue, e volte a acender quando o creme começar a esfriar. Mergulhe o churros no fondue e saboreie essa delícia!!!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário